Grupo Plantando Para Colher realiza dia de oficinas

(Oficina de produção orgânica)
(Abertura do dia de cursos)
(Atividade com crianças)
No ultimo dia 17 do mês de Julho de 2010 o Grupo Plantando para Colher esteve realizando, na sede do Assentamento Redenção um dia de cursos do Projeto Vida Saudável.
Esta atividade ofereceu a cerca de 30 pessoas formações em produção orgânica, reciclagem de papel e gênero. Foi um dia de muitas atividades, aprendizagens e aproveitamento principalmente para as pessoas e suas comunidades que se fizeram presentes a este evento.
O Projeto Vida saudável é uma iniciativa do Grupo Plantando para Colher em parceria com a Associação do Assentamento Redenção e Fórum de Juventude de Pilões, e apoiado pela CESE - Coordenadoria Ecumênca de Serviços.

Projeto Vida saudável: a todo vapor

O Grupo Plantando para Colher está, desde o mês de Abril, executando o projeto "Vida Saudável" na comunidade do Assentamento Redenção bem como no municipioo de Pilões. Nos ultimos meses foram realizadas atividades como visitas domiciliares nos Assentamento Redenção e São Francisco, paletras nas escolas dos Assentamentos São Francisco e redenção e da cidade de Pilões, oficinas, visitas de intercâmbio, entre outras atividades. Ao término da execução da primeira etapa do projeto (03 mese), em junho, houve a avaliação do primeiro período para que o grupo possa ver onde ainda precisa melhorar para o período seguinte. Neste segundo período de projeto continuamos com as atividades que já vinhamos desenvolvendo (visitas domiciliares, palestras nasa escolas, oficinas)e, no dia 17 de julho, estaremos realizando um dia de oficinas no assentamento Redenção, o qual será aberto para todas as pessoas que tenham interesse de participar nas oficinas temáticas. Todas as oficinas estarão voltadas para as questões norteadoras do projeto que são "queimadas, desmatamento e lixo" na perspectiva de abrir um diáologo mais abrangente onde a comunidade possa interagir e aprender com pessoas especializadas no assunto, novas formas de tratar desses elementos de maneira que não prejudique ao meio ambiente da nossa comunidade.

Intercâmbio com Grupo de formação Camponesa CPT

(mística de abertura)
O Grupo Plantando Para Colher (PPC) esteve recebendo um grupo de jovens que participam de um curso de formação camponesa pela CPT. O objetivo deste intercâmbio era que os jovens deste cursos estivesse, conhecendo um grupo articulado de juventude da região. O intercambio teve duração de meio dia. Os jovens poderam conhecer a história do PPC e conhecer as atividades que o mesmo vem desenvolvendo dentro do assentamento e também dentro do municipio de Pilões, a exemplo da produção de folhagens de corte e plantas ornamentais do grupo, da Casa da Juventude, que fica na cidade, a arca das letras, entre outras atividades e projetos que o PPC desenvolve.
Para O Plantando este intercâmbio significa, acima de tudo, o reconhecimento das suas conquistas por parte de entidades e grupos do território.

Formação em Agenda 21

O Grupo Plantando Para Colher esteve, no último dia 17 de Abril, conversando sobre agenda 21 Global, Brasileira e Local. esta conversa foi mediada por Isaac Cirilo - membro do grupo - e teve como objetivo conhecer melhor o programa e como coloca-lo em prática na nossa comunidade.
Esta oficina faz parte das atividades propostas no Projeto "Vida Saudável", que é realizado pelo PPC, o Fórum de Juventude de Pilões em parceria com a Associação das Famílias Rurais do Projeto Redenção e apoiado pela CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços.
O grupo já está buscando mais parceiros para que os objetivos propostos pelo projeto sejam alcançados, a exemplo do SEDUP e da UFPB - Areia.


Multirão na Produção

O Grupo de Jovens Plantando Para Colher esteve, no último dia 27 de Março de 2010, realizando multirão para reestruturação do projeto produtivo, uma vez que o telado do mesmo já estava em um estado crítico, correndo o risco de cair. A estrutura, que antes era de madeira, foi substituida por uma estrutura feita de cano PVC e concreto. Para essa reestruturação contamos com apoio do Projeto ATORES - Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária .
A reestruturação da produção já se fazia necessária a algum tempo porque a estrutura der madeira já não suportava mais o peso do telado e estava toda se quebrando. Agora, depois de reestruturado, a produção já se apresenta com um outro aspecto.
Na área sobreada produzimos avencão (rumohra adiantiformis) e aspargo, temos ainda, em campo aberto, produção de palmeiras (mulambo, imperial, mexicana), cordiline e dracena.

Apresentação do projeto Vida Saudável

O Grupo de Jovens Plantando para Colher (PPC) esteve, na última sexta-feira, dia 26 de Março de 2010, apresentando as atividades e propostas do Projeto "Vida Saudável" aprovado pela CESE - Coordenadoria Ecumenica de Serviços - e desenvolvido pelo PPC em parceria com o Fórum de Juventude de Pilões e a Associação do Assentamento Redenção para a comunidade. Na oportunidade os jovens do grupo fizeram a exposição do cronograma de atividade que será desenvolvida pelo mesmo colocando a importância da participação de todos, uma vez que o projeto é fruto de uma necessidade identificada dentro da comunidade em estar trabalhando a questão do meio ambiente de modo geral, com enfoque no despertar para a produção orgânica e o problema do acúmulo de lixo.

Formação em Economia Solidária


Nos últimos dias 26 e 27 de Março de 2010, o Grupo de Jovens Plantando Para Colher (PPC) participou, representado pelo jovem Isaac Cirilo de Souza, de uma Formação para Formadores em Economia Solidária. Esta que é uma atividade que visa contribuir com a formação de multiplicadores das metodologias propostas pela economia solidária nos empreendimentos. Estiveram presentes cerca de 40 representantes de empreendimentos produtivos em economia solidária de todo o estado da Paraíba. É uma formação modulada que trabalha tanto a questão dos princípios da EcoSol como também educação popular, sistematização, entre outros temas. Esse foi o primeiro módulo, o segundo acontecerá em maio.

"Para mim foi muito proveitoso participar nesse momento de formação uma vez que o meu grupo já desenvolve um trabalho produtivo na área de economia solidária, assim como também é importante para o grupo pois a partir de agora nós já poderemos auxiliar outros grupos de produção que queram também trabalhar segundo a Economia Solidária, esta que é um modelo econômico que não visa único e exclusivamente o lucro, mas que tem como um de seus fundamentos a valorização da pessoa humana", comenta o jovem.

Futebol de Rua

O jovem Joseildo Soares, do grupo de jovem Plantando Para Colher (PPC), do Assentamento Redenção, Pilões, PB, está realizando atividades esportivas na comunidade através da metodologia de futebol de rua. O mesmo realiza atividades todo sábado com as crianças da comunidade, o que proporciona um maior desenvolvimento para as crianças que participam dessa atividade e para a própria comunidade. Sobre o objetivo do dessa atividade Joseildo disse o seguinte:
-“Espero estar a cada dia mais fazendo com que a nossa comunidade cresça através do esporte. O futebol de rua é um esporte educativo e também pode estar fazendocom que eu seja um jovem ativo na comunidade”.
Esse trabalho foi possível acontecer no Assentamento através do apoio do Projeto ATORES, que doou o material necessário para que as atividades esportivas acontcessem, e do próprio grupo (PPC) que deu apoio ao jovem nessa iniciativa.

Fórum de Pilões avalia 2009 e planeja 2010


No ultimo dia 11 de Março de 2010, o Fórum de Juventude do Município de Pilões esteve reunido na Casa da Juventude para avaliar o ano de 2009 e planejar o ano de 2010.

No âmbito da avaliação, o fórum fez um relato geral de todas as atividades que foram realizadas no ano de 2009 no intuito de fortalecer a articulação e apontou seus pontos positivos e negativos. Já com relação ao planejamento, o colegiado só conseguiu avançar no que diz respeito ao mês de março, com uma programação voltada para a comemoração do mês das mulheres que será realizada na Casa da Juventude.
Os jovens presentes na reunião avaliaram esta como tendo sido bastante exitosa, uma vez que conseguimos tanto ver onde avançamos em 2009 como também o que precisamos potencializar em 2010.

Projeto "Vida Saudável"


O Grupo Plantando Para Colher, em parceria com a associação do Assentamento Redenção e outros parceiros, realiza, durante os meses de março a agosto de 2010, o Projeto "Vida Saudável" aprovado pela CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços. Esta ação visa potencializar a discussão sobre as questões ambientais no Asentamento Redenção e no municipio de Pilões. É composto de ações que envolverão as escolas e a comunidade, além do grupo. Como resultado desse projeto, o grupo espera poder provocar um início de organização do município para a implantação dos programas da Agenda 21, esta que é um acordo internacional firmado entre os países para estarem contribuindo com o desenvolvimento sutentável sem provocar impactos ao meio ambiente.

PPC na TEIA PB

Nos dias 18 a 20 de Fevereiro de 2010 aconteceu, em João Pessoa, Paraiba, no hotel Ouro Branco, o encontro paraíbano da Teia de Pontos de Cultura, onde estavam presentes representantes de cerca de 50 Pontos de Cultura de todo o estado da Paraíba discutindo sobre assuntos referentes ao Programa Cultura Viva pelo o essas instituições foram contempladas com esses espaçlos voltados para a revitalização da cultura popular no estado.
O Grupo de Jovens Plantando Para Colher (PPC) também se fez presente nesse evento, já que, em parceria com a associação do Assentamento Redenção, teve seu projeto aprovado no ultimo edital estadual de Pontos de Cultura.

Fórum realiza atividade em São Francisco



O Fórum de Juventude de Pilões, representado por alguns membros da comissão de coordenação esteve, no ultimo dia 26 de janeiro de 2010 realizando, no Assentamento São Francisco, zona rural do município de Pilões, uma atividade com os jovens da comunidade.
O reprersentante do grupo Plantando Para Colher na comissão coordenadora, Isaac Cirilo, esteve medinado uma conversa sobre organização juvenil, com enfoque na formação de um grupo de jovens com os jovens presentes à reunião. Esta atividade foi proposta desde a visita que houve à comunidade no dia 15 de dezembro de 2009, onde os jovens identificaram a necessidade de estarem, com ajuda do fórum, discutindo a organização da juventude na comunidade.
Esta atividade faz parte de um calendário de vzitas e acompanhamennto do fórum aos grupos e coimunidades que atualmente estão inseridos na articulação. Como proposta ficou encaminhada uma vizita dos jovens de São Francisco ao Assentamento redenção para conhecer a história de um grupo que já tem uma caminhada maior de organização, o Plantando Para Colher, que acontecerá no próximo dia 06 de fevereiro de 2010.

PPC em formação




No último dia 15 de Janeiro de 2010, o grupo de Jovens Plantando Para Colher(PPC), do Assentamento Redenção, esteve perticipando de uma formação sobre coperativismo com Vitória da UNISOL.
Essa oficina serviu para que o grupo conheça melhor como funciona uma cooperativa pois o mesmo tem interesse de estar montando uma na comunidade.
Os jovens do PPC ficaram ainda mais entusiasmados com a proposta, uma vez que estarão entrando, agora, em um processo mais avançado de organização que requer muito mais dedicação e união por parte do grupo para levar adiante seus projetos. Para o grupo essa formação representa o início de mais um processo em sua caminhada.

Inauguração do Escritório do PPC

(Festa de inauguração do escritório)

(Mutirão para reforma do escritório)

(Escritório em reforma)
No último dia 30 de Dezembro de 2009, o grupo de Jovens Plantando Para Colher esteve, juntamente com a comunidade do Assentamento Redenção, inaugurando o seu escritório, espaço que o grupo avalia como tendo grande importância para o grupo e para a comunidade, pois é mais uma conquista da juventude organizada do assentamento.
Na oportunidade estiveram presentes familiares dos membros do grupo bem como assentados de Redenção e representantes de movimentos e entidades da sociedade civil que tem parceria com o grupo: Fórum de Juventude, Fórum dos Assentados, SEDUP(Serviço de Educação Popular), SINTRICOM (Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário).
A construção desse espaço se deu através da parceria entre o grupo, o Projeto ATORES, e o SINTRICOM, em multirões realizados na comunidade.
Jovens do Grupo e parceiros falaram sobre a importância desse espaço.
A inauguração foi repleta de alegria e muito forró.